(73) 98121-8979  | 

Teixeira de Freitas: ATL realiza 1ª sessão solene do ano neste dia 14 de março, nos 172 anos de nascimento do poeta Castro Alves.

Postada em 14/03/2019 09:01:44 -
Por: JNHOJE

 

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realiza sua primeira sessão solene de 2019 nesta quinta-feira (14/03), a partir das 19h, no auditório Francistônio Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA. Essa é também a data do nascimento do poeta baiano Castro Alves, patrono-geral da instituição literocultural. Se vivo fosse, ele estaria completando 172 anos de vida hoje.

A programação envolve a posse e juramento dos novos membros efetivos, correspondentes e beneméritos; a entrega dos prêmios Febacla de Criação em Verso e Prosa, Castro Alves de Literatura 2019 e o Destaque Poético 2018, além de recitais e homenagens.

Está confirmada a presença do presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), Dom Alexandre Carvalho, que fará a entrega do Prêmio Febacla de Criação e, também, a concessão de títulos de nobreza. Ele é chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, com sede no Rio de Janeiro.

Logo no início da cerimônia, serão empossados como Membros Efetivos a escritora Patrícia Brito e o poeta Erivan Santana, nas cadeiras 22 e 36, respectivamente. Já o maestro Eudes Brito, responsável pela melodia do hino da ATL, tomará posse como Membro Benemérito. A poeta capixaba Val Bernardino, por sua vez, será empossada Membro Correspondente.

“O ponto alto do evento solene será, sem dúvida, a premiação dos vencedores do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa e, sobretudo, dos ganhadores do Prêmio Castro Alves de Literatura”, informou o presidente da ATL, o poeta e jornalista Almir Zarfeg.

O Prêmio Febacla de Criação, fruto da parceria ATL/FEBACLA, teve a sua primeira edição realizada em 2018, obedecendo à seguinte logística: a divulgação da lista dos premiados no Rio de Janeiro, em novembro de 2018, e a entrega da premiação em março de 2019, aqui em Teixeira de Freitas.

O Prêmio Castro Alves de Literatura, em sua 3ª edição, engloba as versões interna e externa, categorias Poema e Crônica, e distribui entre os vencedores medalhas, diplomas e dinheiro. O concurso literário será estendido a todo o país em 2020.

O evento acadêmico será transmitido em tempo real pela Rádio Câmara 90,9 FM e, inclusive o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) será um dos convidados especiais da sessão. Ao final, terá um coquetel com a marca Portto Ellen Buffet.

 

Fonte: Teixeira News

© 2013 - 2019 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.


Anuncie: 73 9 8121-8979 | contato@jnhoje.com