Em Itabela, Projeto Meninos do Campinho, resgata e transforma a vida de jovens e adolescentes da periferia.

Postada em 06/06/2020 23:14:44 - Atualizada em 06/06/2020 23:20:22
Por: Alirio Júnior

 

Itabela vive um novo tempo, como é o caso do projeto do Meninos do Campinho. São centenas de crianças da periferia beneficiadas.

Em tempos de grande desigualdade social, na cidade de Itabela, o Projeto Meninos do Campinho voltado para o esporte, vem dando excelentes resultados, pois além de estar retirando os jovens das ruas e do uso de drogas, faz com que a esperança por dias melhores retornem através da bola.

Com 31 mil habitantes, Itabela possui vários bairros periféricos com graves problemas de infraestrutura e distribuição de renda. Município agrícola, tem como economia principal o cultivo do café, que gera milhares de empregos temporários, mas insuficiente para manter as famílias por um longo período.

A periferia com suas dificuldades

São vários os problemas enfrentados pelos populares da periferia, alagamentos constantes e falta de saneamento básico, fazem com que as pessoas se coloquem na condição de inferioridade sem perspectiva por dias melhores, agravando ainda mais a situação dos jovens, que tentam buscar novos meios de sobrevivência.

A Realidade vivida

Em se tratando de "Centro e Periferia", as realidades são muito diferentes, ao olhar os bairros mais ricos como os que vivem no centro, até mesmo diante da coleta de resíduos, dar-se para se notar que diante do procedimento, e ao contrário de caminhões abertos utilizados na periferia, "compactadores modernos", atuam em prol de uma minuria para não deixar resíduos para trás e não gerar mau cheiro.

Uma luz surge

Diante desta realidade, surge o senhor Jussinaldo de Jesus, desempregado, mas com grande determinação, levar o esporte como forma de auto-estima e a busca por dias melhores.

O projeto é totalmente solidário e gratuito, que além de estar inserindo os jovens e adolescentes no esporte, ainda os acompanha na escola, observando periodicamente o currículo escolar de cada um dos membros.

Esta iniciativa vem chamando a atenção, e fez com que o Portal JNHOJE, acompanhasse desde então todas as ações do projeto, que no decorrer destes quase "2 anos", Meninos do Campinho, vem levando centenas de jovens para estarem participando de peneiras em grandes clubes de futebol. Diante deste sucesso, a prefeitura também resolveu dar sua parte de contribuição através do Departamento de Esporte.

© 2013 - 2020 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.


Anuncie: 73 9 8121-8979 | contatojnhoje@gmail.com


 (73) 98121-8979  |