(73) 98121-8979  | 

Itabela: Secretaria de Saúde promove campanha no Dia Mundial de Combate a AIDS, PRF teve participação importantíssima nesta ação.

Postada em 01/12/2017 12:42:26 - Atualizada em 01/12/2017 14:22:07
Por: JNHOJE

 

1º de dezembro é o Dia Mundial da AIDS. Este dia foi criado com a finalidade de contribuir para levar a informação e derrubar preconceitos.

O Dia Mundial de Combate Contra a AIDS, tem por sua finalidade de também alertar a toda a sociedade, sobre os riscos e como se prevenir. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1987, e é celebrada no Brasil desde 1988.

A Secretaria de Saúde disponibilizou vários kits de testes rápidos para os populares, e motoristas que trafegavam na via e na Rodovia BR-101. O evento que contou com apoio incondicional da PRF (polícia Rodoviária Federal), foi muito produtivo, motoristas e caminhoneiros paravam para aferir pressão, fazer testes, dentre outras opções disponibilizadas para o público. Vários profissionais da Saúde também foram designados para esta campanha, onde foram também disponibilizados panfletos e preservativos.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, foram feitos até o momento 110 testes rápidos de Síflis, HIV, Hepatite B e C. Mais de 2000.00 (dois mil) panfletos e preservativos também já foram entregues.

Mas, afinal, o que é Aids?

Causada pelo vírus HIV, geralmente a contaminação ocorre por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. É importante frisar que o HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. A aids por si só não mata, morre-se por complicações de doenças oportunistas.

Por que é importante ter um Dia Mundial de Luta contra a Aids?

A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, foi de suma importância a criação deste dia, que visou objetivar e chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e principalmente acabar com o preconceito.

SOBRE O LAÇO VERMELHO: O laço vermelho utilizado na luta contra a Aids foi criado em 1991 pela Visual AIDS de New York, que queria fazer uma homenagem aos amigos com a doença. Remetendo a cor vermelha ao sangue e à paixão.

As ações não param por aí! A Secretaria de Saúde avisa que no decorrer do mês de dezembro, nas Unidades de Saúde haverá palestras, e atividades educativas.

PRÓXIMAS AÇÕES:

05/12 - Escola Lúcio Ferreira: Serão desenvolvidas atividades educativas, testagem, entrega de preservativos masculinos e femininos. A ação começam no período noturno, "noite".

15/12 - Mobilização "Fique Sabendo": A ação será realizada em frente ao Supermercado "Novo Barateiro" na Rua Pero Vaz de Caminha, no Bairro Bandeirantes.

 



© 2013 - 2017 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.


Anuncie: 73 9 8121-8979 | contato@jnhoje.com