(73) 98121-8979  | 

Itamaraju: Secretaria de Saúde promove ações em combate à dengue, zika e chikungunya

Postada em 20/12/2017 22:33:14 -
Por: JNHOJE

 

Os índices recentes fornecidos pela Ministério da Saúde, coloca o município de Itamaraju, numa situação confortável. Com taxas inferiores a 1,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O município de Itamaraju contabilizou uma taxas de 1,0% de infestação, número que relaciona baixo risco.

Mas os números implicam na atenção e constante prevenção dos profissionais, em especial a comunidade, que devem manter-se preocupados com os riscos causados pelo mosquito transmissor Aedes aegypti.

A principal medida de combate ao Aedes aegypti é informar a comunidade como evitar a proliferação. Removendo os criadouros do mosquito, onde larvas foram encontradas, deixando a comunidade em alerta, devido ao período de chuvas somada ao início do verão.

Nesta quarta-feira (19), equipes com Agentes de Combate às Endemias, estiveram nas principais ruas e avenidas da cidade, numa campanha informativa orientando sobre os riscos, cuidados e prevenção para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya. Realizando a entrega de panfleto e informações ao público.

O responsável técnico da campanha municipal Thaillon Bastos, informou que nos últimos dias ações de prevenção seguem os critérios de visitas regulares dos agentes às residências, com equipes que reforçam um mutirão em bairros com números elevados de criadores do mosquito transmissor, que ocorrem sempre às sextas-feiras, semanalmente.

Os dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) auxiliam na identificação de bairros e áreas críticas, onde larvas foram encontradas, potencializando os criadouros do mosquito. Assim, é possível elaborar estratégias direcionadas a esses setores. No entanto, 357 cidades do país estão em risco de elevação e crescimento de casos de dengue, zika e chikungunya.

 

Fonte: ASCOM/PMI

 

© 2013 - 2018 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.


Anuncie: 73 9 8121-8979 | contato@jnhoje.com