Porto Seguro adere ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Postada em 05/05/2018 09:45:31 - Atualizada em 05/05/2018 09:46:39
Por: JNHOJE

 

Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos no processo de alfabetização, professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Porto Seguro estão participando do 1º Encontro do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Divididas entre os segmentos de Educação Infantil, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e Programa Novo Mais Educação, as capacitações foram realizadas nos dias 28/04 e 03/05, na sede e distritos de Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva e Itaporanga.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estados e Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental". No dia 03/05, foi a vez dos coordenadores da Educação Infantil participarem do encontro de formação, realizado no auditório do CEMPEC (Centro Municipal de Estudos e Pesquisas).

O evento contou com a presença da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora local do Pacto, Kátia Caroline Ferreira e da formadora local, Iramar Santos. "A partir da realização desses encontros, o município de Porto Seguro reafirma seu comprometimento e responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças de sua rede escolar na idade adequada", afirma a coordenadora pedagógica.

Segundo ela, os coordenadores e professores são fundamentais nesse processo, atuando como multiplicadores em suas escolas. Além dos encontros presenciais, a formação envolve ações de planejamento, estudos e atividades pedagógicas em sala de aula. "Porto Seguro está participando de maneira sistemática desse processo, pensando de forma crítica e reflexiva sobre como podemos dar a nossa contribuição decisiva para o sucesso do pacto, refletindo também sobre a prática da leitura e escrita na perspectiva lúdica", salientou a formadora Iramar.

 

Fonte: ASCOM-PREFEITURA DE PORTO SEGURO

© 2013 - 2020 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.


Anuncie: 73 9 8121-8979 | contatojnhoje@gmail.com


 (73) 98121-8979  |