No Result
View All Result
JNHOJE
                                                  
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
JNHOJE
No Result
View All Result

Brasil pode participar de avaliação mundial inédita de educação infantil da OCDE

Para especialistas, avaliar crianças pequenas da educação infantil, algo ainda pouco comum, pode ajudar a garantir uma aprendizagem efetiva e melhor desenvolvimento durante toda a jornada escolar.

Redação JN Hoje Por Redação JN Hoje
16 de janeiro de 2023
Tempo de Leitura: 4 mins read
AA16ncPa
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) começa a realizar neste ano a primeira grande avaliação mundial de crianças de 5 anos. Fundações privadas assumiram parte do valor para que o Brasil participe do exame inédito e a entidade, a mesma que faz o Pisa, ainda aguarda uma oficialização do Ministério da Educação (MEC). A prova, International Early Learning and Child Well-being Study (IELS), terá testes de Linguagens e Matemática e ainda vai coletar informações de pais e professores.

Para especialistas, avaliar crianças pequenas da educação infantil, algo ainda pouco comum, pode ajudar a garantir uma aprendizagem efetiva e melhor desenvolvimento durante toda a jornada escolar. “Uma avaliação pode ajudar muito na alfabetização das crianças, algo que o Brasil precisa melhorar. Porque a alfabetização não começa quando o aluno chega ao ensino fundamental, já começa na educação infantil”, diz a gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.

Como as conversas com a gestão de Jair Bolsonaro (PL) não prosperaram, a entidade se juntou à Fundação Lemann, Itaú Social, B3 Social, entre outras, e captou cerca de R$ 700 mil – metade do valor que deve ser pago pelo governo à OCDE – para dar início à participação do Brasil no IELS. O primeiro passo são traduções e adaptações dos questionários, que serão feitos neste ano. A aplicação da prova a cerca de 3 mil crianças dos primeiros dez países será em 2024 e os resultados devem sair em 2025.

“Esperamos que o grupo de nações participantes reflita um balanço de sistemas de ensino fortes e outros em desenvolvimento, além de variedade regional”, disse ao Estadão Andreas Schleicher, diretor de Educação e Habilidades da OCDE e um dos criadores do Pisa. “A OCDE espera que o Brasil possa participar e para isso precisamos ainda de uma formalização do governo.”

Schleicher, no entanto, acredita que o apoio das fundações e a mudança de governo podem ajudar a viabilizar a participação brasileira. Procurado, o MEC da gestão Bolsonaro não respondeu à reportagem até o fim de dezembro. Antes da posse, a equipe de transição da área da educação do governo Lula disse que o exame chegou a ser mencionado em discussões, mas nenhuma decisão havia sido tomada ainda.

Como é feito o teste

Segundo a OCDE, os testes com os alunos são feitos com tablets, de maneira lúdica e duram cerca de duas horas. Há educadores que têm ressalvas em relação a provas feitas para crianças pequenas pela pressão a que podem ser submetidas. Segundo Beatriz Abuchaim, o exame não requer que a criança saiba ler ou escrever, apesar de avaliar essas habilidades, e é realizado sempre junto com um adulto mediador. “A ideia é que ele engaje a criança e não seja um momento de tensão”, afirma.

Um piloto do IELS realizado em 2018 em três países (Estônia, Estados Unidos e Inglaterra), divulgado em 2020, mostrou que a aprendizagem das crianças de 5 anos era maior quando os pais liam para elas todos os dias, conversavam com elas, tinham livros infantis em casa e as levavam para atividades extras, como dança e natação. Além da Linguagem e da Matemática, foram avaliadas as habilidades socioemocionais e a autorregulação das crianças. Os resultados indicaram relação positiva entre as questões cognitivas e socioemocionais.

O Brasil tem 2,4 milhões de crianças de 0 a 3 anos na creche e 4 milhões na pré-escola (4 e 5 anos de idade), ambas compõem a educação infantil. Nas últimas décadas, cresceu o investimento na primeira infância no mundo todo, após diversos estudos científicos mostrarem que boa parte do desenvolvimento do cérebro humano se dá nos primeiros anos de vida. O País ainda não tem, no entanto, nem todas crianças de 4 e 5 anos matriculadas na escola.

A única avaliação oficial desta etapa no País foi feita pelo MEC em 2021, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quando aplicou-se questionários aos professores de uma amostra de creches e pré-escolas. Mas não houve análise dos resultados durante o governo Bolsonaro. “O IELS vai ajudar os esforços do Brasil para melhorar sua educação. Os pais e professores precisam entender a importância do desenvolvimento da primeira infância e as evidências de como esse momento da vida das crianças é crucial para o futuro”, diz o diretor da OCDE.

Em 2021, uma avaliação realizada pela Fundação Maria Cecília acompanhou as atividades em 3.400 salas de educação infantil do País, com observação de materiais, estrutura, currículo, alimentação e equipes. Foi a mais ampla análise da educação infantil até agora no País e mostrou que 42% das salas não tinham momentos de brincadeira livre para as crianças e 55% não faziam leitura de livros. “Se não avaliarmos no início da trajetória escolar, vamos ter menos chance de consertar a rota”, acredita Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília.

O Brasil já participa desde a primeira edição do Pisa, em 2000, como país convidado, já que não é membro da OCDE. Os resultados do desempenho dos alunos de 15 anos ganharam importância e passaram a nos últimos anos a definir um ranking de educação mundial. Por outro lado, há críticas a países que estariam moldando seus sistemas de ensino para se sair bem no exame. O Brasil costuma estar entre as mais baixas colocações, mas melhorou ao longo das décadas. Segundo a OCDE, os resultados das crianças pequenas poderão ser comparados aos do Pisa.

Fonte: estadão

Tags: avaliação mundialbrasiljnhojeocde

Postagens Relacionadas

Prefeito Ricardo Flauzino se reúne com APLB Sindicato para tratar de pautas da educação
Notícias

Prefeito Ricardo Flauzino se reúne com APLB Sindicato para tratar de pautas da educação

3 de junho de 2025
MEC proíbe educação à distância (EAD) para cinco cursos
Notícias

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

26 de maio de 2025
Entrevista no SEUPODCAST com Sueli Caribé é sucesso ao abordar trajetória de educadora, letróloga e escritora
Destaque

Entrevista no SEUPODCAST com Sueli Caribé é sucesso ao abordar trajetória de educadora, letróloga e escritora

23 de maio de 2025
Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
Notícias

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

22 de maio de 2025
Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais
Destaque

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

5 de maio de 2025
Inscrições do Enem 2023 começam nesta segunda-feira
Notícias

Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta

2 de maio de 2025
Próxima Postagem
Exportações de carne suína alcançam 102,7 mil toneladas em setembro

Preços da carne suína e de frango caem nos primeiros dias de janeiro

Combinação entre exportações e safra menor pode sustentar preços do arroz

Combinação entre exportações e safra menor pode sustentar preços do arroz

Comente esta matéria




© 2013 - 2021 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.

Anuncie: 73 9 8121-8979 - contatojnhoje@gmail.com

Site desenvolvido por Júnior Tavares

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco

© 2023 Site desenvolvido por Júnior Tavares