A Bahia representa o Brasil no 37º Salão Gourmets 2024, que acontece até esta quinta-feira (25), em Madrid, na capital da Espanha. O evento que reúne 85 países expositores para apresentar as novidades do comércio de bebidas e alimentos, tem a participação dos sabores diversos e diferenciados da agricultura familiar da Bahia.
São cafés especiais de Piatã, castanha de caju de Ribeira do Pombal, chocolates do Sul da Bahia, frutas desidratadas da Chapa Diamantina, palmito do Baixo Sul, produtos derivados de umbu do Sertão do São Francisco e muitas outras delícias que tem encantado o público no evento internacional.
A presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Natucoa, Carine Assunção, valorizou esse novo momento da agricultura familiar. “O Governo do Estado apoiou a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-Ba) ao trazer o primeiro container com produtos da agricultura familiar para Europa e, hoje, estamos aqui presenciando o nosso trabalho e os nossos produtos irem tão longe, sendo apreciados não só no mercado nacional, mas também internacional”, apontou Carine.
O diretor de exportação da Unicafes-BA e diretor comercial da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Rodolfo Moreno, ressaltou o intercâmbio de informações em Madrid. “Aqui está sendo fantástico porque estamos podendo ver novos padrões de consumo, novas embalagens e até nova forma de organizar os eventos. Para nós, é importante participar, pois agrega valor na nossa experiência coletiva de pensar novas adequações de comercialização, em produtos e eventos”, ressaltou Rodolfo.
O gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, também marcou presença no evento. “É de extrema relevância apresentar os produtos das nossas agricultoras e dos nossos agricultores familiares aqui na Europa. Estamos promovendo nossos produtos, a diversidade e a qualidade dos alimentos, da Bahia para o mundo”.
A participação baiana no evento é resultado dos investimentos do Governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Unicafes e as Secretaria Estaduais de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
Fonte: Ascom/CAR
Comente esta matéria