A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está convocando os inativos e pensionistas que aniversariam no mês de junho para realizar a prova de vida. O grupo é formado por 11.650 beneficiários do Poder Executivo Estadual, 356 do Tribunal de Justiça e 14 do Ministério Público. Eles terão até o próximo dia 30 deste mês para realizar o procedimento sem correr o risco de ter o benefício suspenso.
A recomendação é sempre de que os beneficiários façam a prova de vida dentro do mês do aniversário para evitar bloqueios. De acordo com a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, os que estão em dia com o cronograma e têm cadastro no TRE e SENATRAN – contam com a facilidade de realizar a Prova de Vida Digital de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR.
Para tanto, basta baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.
“A prova de vida é de fundamental importância para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes, além de manter a base cadastral atualizada; daí a importância de cumprir os prazos”, explica Sílvia Machado. Segunda ela, entre os aniversariantes de maio, ainda há 2.972 beneficiários que não cumpriram a obrigação. “Em casos de eventuais suspensões, no entanto, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário se submete à prova de vida”, ressalta.
Além da versão digital, os beneficiários podem optar pelas modalidades videoatendimento ou presencial. Nestes dois casos, o serviço está disponível para todos os convocados, incluindo retardatários, com agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br).
Fonte: Ascom/Saeb
Comente esta matéria