O Bahia vive seu melhor momento desde a chegada do técnico Rogério Ceni. Ganhou as duas últimas partidas da Série A, saiu da cola da zona de rebaixamento e enfim viu a defesa passar ilesa. Com a confiança em alta, o tricolor tem a chance de engatar o terceiro triunfo seguido e até sonhar com voos mais altos. Para isso, vai enfrentar o Fortaleza e, mais uma vez, contará com a força de sua torcida.
O Esquadrão recebe o Leão do Pici neste sábado (21), às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada do Brasileirão. A promessa é de casa cheia. Segundo o clube, mais de 40 mil ingressos já foram garantidos para a partida.
Um bom resultado pode confirmar novos – e melhores – planos para o time no campeonato. Afinal, com o fim da 27ª rodada, o tricolor terminou na 14ª colocação, com 31 pontos. Se vencer o rival cearense, subiria até duas posições, se distanciando ainda mais da zona. De quebra, poderia até sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024.
Um triunfo, inclusive, já garante o Bahia no 12º lugar ao menos por uma noite. Isso porque Internacional e Corinthians, ambos com 32 pontos, só entrarão em campo no dia seguinte.
“Acho que, primeiro, temos que pensar em sair da parte de baixo, que é muito ruim para gente. Mas pensamos grande, sim, em Sul-Americana, meio de tabela para mais. Nosso grupo merece uma pontuação maior. Viemos atuando bem. Infelizmente, pecando em alguns jogos, mas jogando bem. Agora, a gente espera jogar bem e ganhar. Continuar trabalhando para fazer o máximo de pontos possíveis no Brasileiro”, afirmou o atacante Biel.
Histórico
Para o torcedor mais supersticioso, aqui vai uma boa notícia: o Bahia nunca perdeu do Fortaleza atuando como mandante na Série A de pontos corridos. Tudo bem que o histórico é pequeno, de apenas quatro jogos. Mas se deu melhor em três deles, além de um empate.
O tricolor baiano também leva grande vantagem sobre o rival no retrospecto geral, considerando todas as competições. Foram 58 encontros até aqui, com 24 triunfos, 16 derrotas e 18 empates.
Por outro lado, o Bahia não vence o Leão do Pici há pouco mais de dois anos, desde o 4×2, em casa, pelo Brasileirão de 2021. De lá para cá, três vitórias do adversário e, no duelo mais recente, 0x0 pelo primeiro turno da Série A.
O jogo deste sábado, aliás, marcará um reencontro para Rogério Ceni. O técnico esteve à frente do adversário em dois momentos e conquistou quatro títulos: a Série B de 2018, a Copa do Nordeste de 2019 e os Campeonatos Cearenses de 2019 e 2020. O comandante, porém, descartou uma possível vantagem pela passagem recente.
“Acho que, de quem está lá, só trabalhei com Tinga. Muito respeito pelo clube, mas não existe mais o time que eu criei. Hoje é o Vojvoda que toca o Fortaleza. Vamos estudar o time deles para entender o que fazer”, disse o comandante em entrevista coletiva após o jogo com o Internacional.
Para enfrentar o Fortaleza, Ceni terá que fazer mudanças. Rezende recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada e terá que cumprir suspensão. Sem ele, Acevedo deve ser o substituto.
Na zaga, mais uma troca. Vitor Hugo se recupera após levar uma cotovelada do atacante Lucca, do Inter, e não foi a campo no último treino preparatório para a partida. A tendência é que Raul Gustavo seja o escolhido por Ceni – Gabriel Xavier corre por fora.
Assim, um provável Bahia tem: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Camilo Cándido; Acevedo, Yago Felipe, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo.
O Fortaleza, por sua vez, terá os desfalques do lateral esquerdo Gonzalo Escobar e do ponta direita Yago Pikachu, que terão que cumprir suspensão automática. O primeiro deve ser substituído por Bruno Pacheco, enquanto Marinho, recuperado de lesão, é o favorito para ficar com a vaga no ataque.
O técnico Juan Pablo Vojvoda também deve fazer outras trocas por opção técnica, como o retorno do zagueiro Brítez e do atacante Guilherme ao time titular.
Desta forma, o Fortaleza deve ter: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Tomás Pochettino; Guilherme, Marinho e Lucero.
Fonte: Rede Bahia
Comente esta matéria