Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil nesta segunda-feira (2/9), com destaque para a visibilidade prejudicada em vários Estados do Brasil causada pelas fumaças de queimadas que ainda são transportadas pela atmosfera.
Segundo a Climatempo, alguns Estados da região Norte, Mato Grosso do Sul, interior do Paraná e de São Paulo são as áreas mais afetadas pelas fumaças neste momento. A previsão também indica mais uma semana de índices de umidade relativa do ar em “valores emergenciais” em Mato Grosso, sul de Goiás e São Paulo, abaixo dos 12%.
Veja como fica o clima na sua região
Agora, a nova onda de calor se estabelece no Brasil e pode se estender por até duas semanas, com possibilidade de temperaturas recorde em cidades do Centro-Oeste, interior de São Paulo e do Paraná, onde os termômetros podem ficar mais de 5ºC acima da média para setembro.
Sul
A segunda-feira (2/9) amanhece com temperaturas mais baixas em parte da região com chance de nevoeiro no oeste de Santa Catarina e mais nuvens no litoral do Rio Grande do Sul e Paraná, mas sem previsão de chuva. Segundo a Climatempo, somente rajadas de vento devem ocorrer no litoral do Rio Grande do Sul. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão sol, algumas nuvens passageiras durante a tarde, mas o tempo segue firme.
Sudeste
O litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro podem ter aumento no volume de nuvens, com mais ventos na costa do Rio e mar agitado no começo da semana. Segundo a previsão, pode chuviscar durante a noite em Santos e Paraty, mas de maneira extremamente pontual. Por outro lado, não há chuva prevista nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.
Diante disso, a umidade do ar se mantém em alerta na maior parte da região Sudeste. Por fim, a Climatempo também destaca atenção para a ocorrência de queimadas no interior de São Paulo.
Centro-Oeste
A segunda-feira terá predomínio de sol e temperaturas bem elevadas no Centro-Oeste. Os termômetros podem chegar aos 40ºC em vários municípios e o alerta segue voltado para a baixa umidade do ar que serve como gatilho para novos incêndios. Não há previsão de chuva em nenhum Estado.
Nordeste
Os ventos marítimos em direção ao continente continuam formando nuvens de chuva sobre a costa leste do Nordeste. A semana começa com sol e chuva moderada em Salvador, Recife e João Pessoa. No interior nordestino, destaque para tempo seco e quente e assim como em boa parte do Brasil, atenção para a baixa umidade do ar.
Fonte: Globo Rural
Comente esta matéria