O Chile abriu oficialmente as portas para a importação de mamão brasileiro. País, que no ano passado, começou a importar o limão taiti do Brasil.
A qualidade e boa reputação da fruta produzida no Brasil foram os principais motivos que despertaram o interesse do Chile. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a produção brasileira de mamão é considerada uma das melhores do mundo.
Para abrir o mercado, o Brasil recebeu, no ano passado, uma visita técnica do Chile para verificar o controle fitossanitário na produção do mamão.
A missão contou com dois auditores do Ministério da Agricultura do Chile e foi acompanhada por produtores locais e auditores fiscais da Superintendência Federal de Agricultura no ES (SFA-ES/Mapa) e do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/Mapa).
Meses depois dessa visita, a Abrafrutas esteve no Chile com produtores brasileiros para conhecer as particularidades de consumo de mamão no país latino-americano.
O objetivo dessa visita foi conversar com os importadores para que pudessem conhecer as especificidades, como a qualidade, maturação, calibres e demais informações que poderiam facilitar a comercialização da fruta.
O diretor da Abrafrutas, Eduardo Brandão, afirma que o mercado está oficialmente aberto e que já é possível cadastrar os produtores interessados em exportar. Ele ainda informa que já tem uma reunião agendada com produtores para discutir as providências de implementação do Plano de trabalho para começarem as exportações de mamão para este mercado.
Em 2022, o mamão foi a sexta fruta mais exportada pelo Brasil.
O estado do Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do país.
O Brasil já exporta mamão para a Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul.
Com a abertura do mercado chileno, a expectativa é que a exportação brasileira da fruta aumente ainda mais.
Fonte: Canal Rural
Comente esta matéria