Cientistas da Universidade de Zhejiang, em parceria com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, criaram um tipo de insulina “inteligente” que regula níveis de glicose no sangue por até uma semana, após a aplicação única de uma injeção.
Os estudos foram feitos em modelos de camundongos e miniporcos. De acordo com publicação do O Globo, o estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.
Na pesquisa, o grupo relata como a insulina foi criada e como é o funcionamento dela. Foi informado também como a insulina agiu quando administrada a ratos diabéticos e miniporcos. Foi desenvolvido uma nova espécie de insulina que reage com determinados agentes do organismo, possibilitando o controle automático dos níveis de glicose no sangue durante um longo período de tempo.
A insulina inteligente seria uma ferramenta modificada da insulina já em uso. Foi adicionado ácido glucônico, que quando injetado no corpo se transforma em um complexo ao se ligar a substâncias químicas no sangue. Os complexos fazem com que a insulina fique presa dentro de um polímero natural, resultando em alterações na sinalização.
Os cientistas devem continuar testando a insulina inteligente em animais e, caso os testes sejam aprovados, passarão para testes em humanos.
Fonte: Bahia Notícias
Comente esta matéria