As chances de se curar do câncer quando o diagnóstico é precoce são de mais de 90% em alguns tipos de tumores, disse a oncologista Vanessa Dybal, da Clínica AMO, de Salvador.
“É preciso estar atento a qualquer modificação no corpo e buscar orientação médica. Manchas que crescem na pele, mudam de cor ou sangram; cansaço excessivo; nódulos em crescimento, alterações persistente do hábito intestinal, e perda significativa de peso sem motivo aparente dão pistas de que algo não vai bem e merece investigação”, afirmou Vanessa, que também é integrante da rede de saúde integrada Dasa.
“Além disso, fazem a diferença os novos tratamentos, cada vez mais individualizados, aliados ao acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar e preparada para fazer a navegação do paciente durante todas as etapas do combate ao câncer”, continuou a oncologista da Clínica Amo.
Experiência de quem venceu a doença
Diagnosticada há três anos com câncer de colorretal, a corretora Larisse Brito, de 38 anos, disse que o primeiro passo para superar a doença é aceitá-la, para em seguida seguir em frente e ir à luta. “O diagnóstico do câncer, deve ser vista como uma certidão de nascimento, porque você passa cuidar de si de uma forma melhor, mais cuidadosa, com mais qualidade”, afirmou Larisse.
Fonte: A tarde
Comente esta matéria