Os preços médios do diesel S-10 e da gasolina nos postos do Brasil registraram queda de 2,4% e 1,4% na semana passada, em comparação com a semana anterior, com os revendedores repassando parte da redução anunciada pela Petrobras, de acordo com levantamento da ValeCard com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados.
Já o preço médio do etanol hidratado (usado diretamente pelos veículos) caiu 2,77%, como reflexo de uma baixa nas unidades produtoras em meio ao início da moagem da nova safra de cana. O etanol anidro (misturado à gasolina) em proporção de 27% também teve redução de valor nas usinas, pressionando o mercado.
“Na última semana, os preços da gasolina caíram devido a dois fatores. Em primeiro lugar, temos um reflexo da redução dos preços do etanol anidro… além disso, começamos a observar o repasse aos consumidores da redução do litro da gasolina nas refinarias anunciada pela Petrobras no dia 16 de maio, que deve continuar a chegar aos postos de combustíveis na semana em curso”, declarou o head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues, em nota.
O preço do etanol hidratado na usina de São Paulo recuou 6,65% na última semana, para a 2,4619 reais/litro (sem ICMS e PIS/Cofins), média mais baixa desde o final de setembro de 2022, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Já o anidro teve baixa de 4,5% para 2,9376 reais/litro, a menor média desde a semana do dia 20 de janeiro deste ano.
“Em partes, o recuo esteve atrelado ao posicionamento ainda tímido de algumas distribuidoras, que seguiram recebendo produto de outros Estados produtores (especialmente de Mato Grosso) na modalidade spot… Além disso, compradores estão menos ativos porque aguardam novas baixas nos valores”, disse o Cepea.
Já o executivo da ValeCard disse acreditar que o cenário para os combustíveis fósseis deve se manter, considerando que o varejo repassará a redução significativa dos preços praticados pelas refinarias da Petrobras.
O preço da gasolina vendida nas refinarias da Petrobras foi reduzido na semana passada em 0,40 real o litro, ou 12,6%, e o diesel teve corte de 0,44 real o litro, ou quase 13%.
Na última semana, o diesel S-10 foi cotado a uma média de 5,634 reais o litro nos postos. Já a gasolina passou a valer 5,647 reais/litro, em média, enquanto o etanol hidratado 4,035 reais o litro.
Fonte: Reuters
Comente esta matéria