A Prefeitura de Eunápolis aderiu à campanha “Janeiro Roxo”, focada no combate à hanseníase, uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que ainda enfrenta estigmas e preconceitos nos dias atuais.
Em caso de suspeita da doença – que incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés – os moradores são orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica. O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são fundamentais no enfrentamento da hanseníase, e a campanha Janeiro Roxo busca disseminar essa conscientização.
Além disso, a Prefeitura irá realizar atualizações sobre hanseníase destinadas aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Essa medida visa fortalecer a capacitação desses profissionais, tornando-os importantes aliados na identificação e no acompanhamento de casos suspeitos, contribuindo assim para o controle da doença na comunidade.
A secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, ressaltou a importância da iniciativa para a conscientização da população e destacou o compromisso contínuo com a oferta de serviços de saúde. “A participação ativa da população e a integração dos profissionais de saúde são elementos cruciais para o sucesso da campanha e para a construção de uma comunidade mais informada e solidária na luta contra a hanseníase”.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)
Comente esta matéria