O município de Ibicoara, na zona turística Chapada Diamantina, sediou o 2º Encontro de Cafeicultores e Turismo Rural, que foi encerrado, no último sábado (6), após três dias de atividades, com a participação de produtores e visitantes da região. Na programação, palestras, exposição e degustação de marcas de café, atrações culturais e a experiência do passeio de balão, com vista panorâmica para a Serra do Sincorá. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Ibicoara e teve o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“O apoio do governo foi fundamental para a realização da segunda edição do encontro. Queremos, a partir deste ano, criar um calendário de eventos em Ibicoara. A ideia é potencializar o turismo na região, que possui um dos melhores cafés do Brasil”, declarou o prefeito Gil Melo.
“Exportamos café para os Estados Unidos, Itália e Inglaterra. Costumamos receber turistas do mundo inteiro em nossa fazenda, que fica no povoado de Pau Ferrado. A ideia é criar uma rota turística para que o visitante possa conhecer todo o ciclo da cafeicultura, desde o plantio até a xícara”, relatou o cafeicultor Acácio Cordeiro.
Durante o evento, foi lançado o livro “Empreendendo com sucesso no turismo rural: um guia completo”, de autoria de Cássio Antônio Santos, que aborda como explorar melhor os atrativos turísticos em áreas rurais. “Temos o café, mas o produtor rural ainda tem a dificuldade de qualificar esse produto. Não é só produzir o café, é preciso formatar esse atrativo, que é o carro-chefe. O livro dá orientações nesse sentido”, explicou o autor, que também é secretário de Turismo de Ibicoara.
Salvador e Costa dos Coqueiros – No último fim de semana, em Salvador, o 2º Passeio de Cicloturismo, do Jardim de Alah à Lagoa do Abaeté; os 90 anos da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre), no Catussaba Resort; e o projeto “Conscientização sobre a Limpeza das Praias”, na Ribeira, tiveram o apoio da Setur-BA. Em Arembepe, na Costa dos Coqueiros, a secretaria incentivou o evento “Celebrando a Musicalidade Baiana na Aldeia Hippie”, pela valorização do local como atração turística.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Comente esta matéria