Sabe aquela sensação vinculada ao desejo de soltar gases após comer aquela feijoada? Para acabar com este problema, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criaram um feijão através da edição de genes, que inibe a vontade de soltar gases após a digestão do alimento.
Os cientistas desativaram dois genes presentes no feijão que eram responsáveis pela produção de rafinose com a técnica para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas. Segundo publicação do O GLOBO, o método funciona como uma “tesoura”, sendo capaz de cortar uma parte específica do DNA.
Os genes presentes no feijão foram identificados e ordenados, há pelo menos 10 anos. No entanto, foi preciso que os cientistas estudassem a maneira como isso impactava na produção do carboidrato causador dos gases.
Agora, o próximo passo é esperar as sementes criadas geneticamente cresçam e produzam sementes com os genes já inativos.
A projeção é que com a solução encontrada pelos pesquisadores, seja mais fácil permitir que ninguém sinta o incomodo e dor de estômago causado pelo alimento.
Fonte: Bahia Notícias
Comente esta matéria