O agendamento para atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) foi retomado, e com isso, o segurado pode ir à agência, desde que tenha hora marcada, para efetuar serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados (confira abaixo como fazer o agendamento).
Todos os serviços, no entanto, continuam disponíveis também de forma digital, sem a necessidade de deslocamentos e espera. Atualmente, o INSS disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos.
A partir de abril, será possível procurar uma agência do INSS sem agendamento apenas nos casos excepcionais, em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de março.
O atendimento presencial mediante agendamento estava restrito desde 2020, para evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Eram atendidos nas agências apenas os serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Como fazer o agendamento
O agendamento pode ser feito:
- Pelo site Meu INSS;
- Pelo aplicativo para celulares Meu INSS, disponível para download na Google Store e na Apple Store;
- Pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Serviço digital
Pelo site ou aplicativo Meu INSS, é possível solicitar serviços e benefícios, como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte; pedido do salário maternidade; de auxílio doença; consulta à revisão do benefício; pedido de recurso de benefício; e certidão de tempo de contribuição.
Além disso, pela ferramenta é possível enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após realizar a solicitação, o cidadão pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido.
Fonte: G1
Comente esta matéria