No Result
View All Result
JNHOJE
                                                  
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
JNHOJE
No Result
View All Result

Instituto Butantan descobre molécula com potencial para combater superbactérias

Resistência de superbactérias é considerada uma das 10 maiores ameaças à saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Redação JN Hoje Por Redação JN Hoje
2 de outubro de 2023
Tempo de Leitura: 2 mins read
download
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

Uma molécula identificada e sintetizada por pesquisadores do Instituto Butantan, batizada de Doderlina, se mostrou eficaz no combate a diferentes superbactérias e fungos, segundo estudo publicado na revista científica Research in Microbiology.

Extraído da Lactobacillus acidophilus, uma bactéria que habita a microbiota humana, o composto não é tóxico e tem potencial para se tornar um novo antibiótico no futuro, capaz de ajudar a combater infecções resistentes, em especial gastrointestinais e pulmonares.

A resistência de superbactérias é considerada uma das 10 maiores ameaças à saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como principal causa o uso indiscriminado de antibióticos.

Com 1,2 milhão de mortes causadas por bactérias resistentes a cada ano e quase 5 milhões de óbitos indiretamente associados, a entidade estima que o problema pode custar US$ 100 trilhões à economia global até 2050. Por isso, destaca que é preciso ampliar o desenvolvimento de novos antibióticos o quanto antes.

O que falta para a Doderlina se tornar um remédio?

Em testes no laboratório do Butantan, o novo composto combateu bactérias que já foram amplamente relatadas como microrganismos multirresistentes, como a Escherichia coli e a Pseudomonas aeruginosa. A primeira está associada ao trato gastrointestinal e urinário e à meningite neonatal, e a segunda pode causar infecções pulmonares e gastrointestinais.

A Doderlina se mostrou eficaz, inclusive, contra o fungo Candida albicans, causador da candidíase e conhecido pela capacidade de provocar infecções recorrentes. A infecção por Candida é uma das mais comuns em pessoas imunossuprimidas, e algumas cepas têm apresentado resistência contra o antifúngico padrão.

A hipótese dos pesquisadores é que a molécula poderia ser utilizada tanto na indústria farmacêutica, para o desenvolvimento de medicamentos, como na indústria alimentícia, para evitar contaminação e tratar animais infectados.

“Os peptídeos antimicrobianos são compostos sintetizados por todas as formas de vida, com o objetivo de se proteger de ameaças e aumentar sua competitividade para sobreviver em um ambiente específico”, explica o pesquisador Pedro Ismael da Silva Junior, coordenador do estudo, que é objeto de mestrado em Biotecnologia da estudante Bruna Souza da Silva.

Para que a pesquisa avance, a equipe busca agora parcerias para desenvolver testes em animais e, em caso de resultados positivos, chegar à etapa dos testes clínicos. Segundo Silva Junior, existe um longo caminho, de anos, para que um potencial medicamento possa sair da bancada e ser disponibilizado no mercado.

Outra etapa da pesquisa é analisar quais partes da sequência da molécula são mais relevantes para que a ação terapêutica aconteça. Para isso, o aluno de doutorado Elias Jorge Muniz, também orientado por Silva Junior, está fragmentando e sintetizando a Doderlina, para avaliar a atividade e a toxicidade de seus fragmentos separadamente.

O objetivo é deixar a molécula menor e, consequentemente, mais barata, eficaz e segura.

“Quanto mais aminoácidos tem a molécula (ou seja, quanto maior ela é), maior o risco de ela provocar uma resposta de anticorpos, uma reação do sistema imune”, aponta Silva Junior.

 

Fonte: CNN

Tags: butantanjnhojemoléculasuperbactéria

Postagens Relacionadas

Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
Notícias

Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda

23 de junho de 2025
Câncer de pâncreas: aprenda a identificar os primeiros sinais e evitar a morte
Saúde

Câncer de pâncreas: aprenda a identificar os primeiros sinais e evitar a morte

20 de junho de 2025
Praia de Salvador com águas cristalinas é eleita a melhor do mundo em 2025
Viagens

Praia de Salvador com águas cristalinas é eleita a melhor do mundo em 2025

11 de junho de 2025
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais
Notícias

Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais

9 de junho de 2025
Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda
Notícias

Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda

9 de junho de 2025
Eunápolis: Prefeita Cordélia Torres anuncia abertura de edital para contratação de médicos
Notícias

Um terço dos médicos deixou Atenção Primária à Saúde entre 2022 e 2024

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Mamão: Exportação de mamão recua em maio

Chile abre mercado para mamão brasileiro

Leite: Preço ao produtor sobe 2,4% em abril

Leite: Com disponibilidade interna elevada, preço ao produtor recua 6,8% em agosto

Comente esta matéria




© 2013 - 2021 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.

Anuncie: 73 9 8121-8979 - contatojnhoje@gmail.com

Site desenvolvido por Júnior Tavares

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco

© 2023 Site desenvolvido por Júnior Tavares