No município itabelense, as obras de requalificação da BA-283 segue com muitas dúvidas. Uma delas, que está causando estranheza por parte de alguns motoristas e comunidade, é a instalação de meio-fio nas margens no perímetro urbano.
O trecho conta com altos índices de acidentes, fator que chamou a atenção da comunidade sobre o fato, visto que no entendimento comum, o acostamento mesmo é uma mão na roda do quando necessitar de uma parada repentina, ou até mesmo ao evitar uma colisão ou acidente.
Sobre o tema, saiba mais um pouco sobre acostamentos e para que serve
Então, vamos dar uma olhada no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo ele, a definição de acostamento é a seguinte:
“ACOSTAMENTO – parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.”
Ainda no CTB, é possível ver o seguinte sobre acostamento:
“Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.”
Ou seja, caso não haja local específico destinado para conversão à esquerda e retorno, o acostamento também deve ser utilizado para isso. Esse é o caso específico de rodovias de pista simples, nas quais o condutor não pode simplesmente parar para cruzar a pista ao lado,
Nesses casos, ele precisa se posicionar no acostamento para, quando houver oportunidade, fazer a manobra.
Simplificando, veja algumas informações básicas para que serve o acostamento
Parada de veículos
Estacionamento de veículos (emergência)
Trânsito de pedestres e ciclistas
Outra de suas funções é abrigar o trânsito de pedestres e ciclistas quando não há uma faixa apropriada para eles.
Conversão à esquerda e retorno.
Isso só é válido no caso de não haver na pista um local específico destinado para isso, como uma rotatória ou área central reservada.
“Fazendo uma breve observação, hoje no trecho não existe a disposição dos motoristas, rotatórias para auxiliá-los ao cruzar a via para os demais pontos de acesso da cidade.”
Comente esta matéria