Com a certificação de 941 produtos de origem animal e 164 agroindústrias, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está impulsionando a produção e comercialização de alimentos de qualidade em todo o estado. Para celebrar esses avanços teve início, nesta quinta-feira (04/04), o Seminário Estadual SIM/SUSAF-Bahia, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O evento reúne, até esta sexta-feira (05/04), mais de 200 participantes, que têm a oportunidade de conferir e degustar uma variedade de produtos como queijos finos e maturados, queijos de cabra, mel, cortes de carnes especiais, iogurtes de morango orgânico com banana e embutidos artesanais. Esses produtos contam com a certificação do SIM, emitida por meio de parceria entre a CAR e os Consórcios Públicos Intermunicipais.
Participam do seminário gestores municipais, representantes de cooperativas e associações da agricultura familiar e produtores individuais. O objetivo do evento é a normatização e regularização de produtos de origem animal, que antes eram comercializados apenas nos municípios onde eram produzidos ou nos municípios que compõem os consórcios intermunicipais. O seminário celebra os avanços que serão obtidos após a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA).
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca, que nos últimos anos, a Bahia testemunhou um impressionante avanço no setor das agroindústrias, com mais de 420 agroindústrias construídas e requalificadas pelo Estado. “Esse crescimento impulsionou a necessidade de ampliar os serviços de inspeção sanitária para acessar novos mercados. Em 2018, apenas 46 municípios tinham o SIM, mas, com o envolvimento dos Consórcios Públicos, esse número saltou para 306 municípios, atualmente. A implementação do SUSAF-BA será um marco nesse processo, permitindo uma regulamentação mais eficiente para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em diversos mercados. Hoje, discutimos com os consórcios e representantes dos empreendimentos a regulamentação desse sistema, que está prestes a ser finalizado, promovendo ainda mais oportunidades para o setor”.
O deputado estadual Bobô, autor do Projeto de Lei que regulamenta o SUSAF na Bahia, destaca que a iniciativa representa um avanço significativo para os produtores rurais, especialmente para aqueles envolvidos na agricultura familiar. “O SIM já foi um passo importante, mas o SUSAF expande ainda mais as oportunidades, beneficiando não apenas os agricultores, mas também a economia dos municípios. Essa legislação é fundamental para promover o empreendedorismo no campo e proporcionar uma vida mais digna aos trabalhadores rurais. O processo de construção dessa Lei envolveu diversos parceiros e teve a participação crucial da CAR, que defende o acesso desses produtos aos mercados em maior escala”.
A Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (Coopllar), localizada no Território de Identidade Sertão Produtivo, está presente com seus produtos no evento, a exemplo da manteiga, queijo mussarela, queijo coalho branco, coalho com orégano, coalho com pimenta e iogurtes, todos certificados pelo SIM.
A Coopllar contou com o apoio da CAR também na requalificação da agroindústria e com máquinas e equipamentos como pasteurizador, padronizador, um conjunto de geradores, laboratório de melhoramento genético e controle sanitário e de análise do leite e seus derivados, estação de tratamento de efluentes e a instalação de energia solar, que melhoraram diretamente a renda de 480 famílias de agricultores familiares envolvidas no sistema produtivo da bovinocultura de leite da região.
De acordo com José Anselmo, presidente da Coopllar, o apoio do Governo do Estado chegou para fomentar a cadeia do leite na região. “A estruturação desse sistema produtivo é uma ação direta no desenvolvimento dos agricultores familiares que trabalham com a bovinocultura e, por consequência, da economia local. O SIM veio para fortalecer esse sistema produtivo e melhorar a vida de todos nós”.
Gilberto Alves de Oliveira é produtor de codornas do município de Coração de Maria e comercializa o produto em embalagem a vácuo, em kits com quatro unidades e 10 unidades, temperadas ou in natura e congeladas, em municípios vizinhos como Irará, Santa Barbara e Conceição de Jacuípe. Para ele, o SIM foi um divisor de águas. “Significa dizer que podemos tornar realidade o que um dia foi um sonho de produtor em desenvolver uma agroindústria. Então, o SIM tem fundamental importância na profissionalização de nossa atividade em agroindústria, quando a partir desse momento tivemos a possibilidade de comercializar nossas codornas em outros canais de venda como mercados e casas de carnes, deixando de ficar restrito a vendas diretas aos consumidores”.
O primeiro dia do evento contou com a palestra “A Participação do Serviço de Inspeção Municipal no Desenvolvimento Socioeconômico do Município”, ministrada por Leomar Prezotto. O seminário conta ainda com palestras como Operacionalização do SIM/SUSAF na Bahia, Políticas Públicas que impulsionam o SIM/SUSAF e Principais Elementos de Autocontrole – PAC’S e rotulagem e layout.
Fonte: Ascom/CAR
Comente esta matéria