Um novo coronavírus foi descoberto na China. O novo vírus chamado HKU5-CoV-2 foi encontrado por uma equipe de virologistas que trabalhou no Instituto de Wuhan durante a pandemia.
Os pesquisadores publicaram suas descobertas sobre o novo vírus em um estudo recente na revista Cell. Segundo eles, o HKU-5-COV-2 foi identificado em morcegos e carrega o risco de transmissão de animal para humano.
No entanto, a equipe de pesquisa disse que mais detalhes sobre a transmissão de animal para humano ainda precisam ser investigados.
O que é HKU5-CoV-2?
O HKU5-CoV-2 é um coronavírus pertencente ao grupo dos merbecovírus, que também inclui o vírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). Este vírus também é uma nova linhagem do coronavírus HKU5 identificado no morcego pipistrelle japonês em Hong Kong, de acordo com o South China Morning Post.
A equipe também descobriu que o HKU5-CoV-2 foi capaz de infectar culturas de células humanas nos modelos de mini-órgãos humanos usados pelos cientistas.
Especialistas em doenças infecciosas mencionaram, no entanto, que as pessoas estão imunes ao vírus SARS após a pandemia de Covid-19, o que pode ajudar a reduzir o risco de pandemia.
Além disso, o próprio estudo declarou que o vírus tem significativamente menos afinidade de ligação ao ACE2 humano do que o SARS-CoV-2. “O risco de emergência em populações humanas não deve ser exagerado”, mencionou o estudo.
Fonte: MSN
Comente esta matéria