No Result
View All Result
JNHOJE
                                                  
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
JNHOJE
No Result
View All Result

Pesquisa revela que saúde é a maior preocupação dos brasileiros

A ideia de uma vida sem doenças paira sobre o desejo coletivo.

Redação JN Hoje Por Redação JN Hoje
28 de dezembro de 2022
Tempo de Leitura: 3 mins read
csm principal da 4 8981db7252
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

A pesquisa Panorama Político, realizada pelo Instituto DataSenado e que mede a opinião da população sobre democracia, questões sociais e temas em debate no país, divulgou os primeiros resultados da edição de 2022 neste mês e, pela terceira vez consecutiva, indicou que a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. De acordo com a Agência Senado, 26% dos entrevistados apontaram essa como a principal demanda. O tema já aparecia em primeiro lugar antes da pandemia, quando a pergunta foi incluída na pesquisa pela primeira vez, em 2019.

A ideia de uma vida sem doenças paira sobre o desejo coletivo. Não sendo essa uma garantia possível, adotar práticas saudáveis contribuem para evitar o adoecimento ou problemas que podem se tornar crônicos. Marcus Andrade é cardiologista do Hospital Santa Izabel, em Salvador, e pontua ações que contribuem para a prevenção de doenças: atividade física de forma regular é o primeiro ponto citado pelo profissional.

“No mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana, é o ideal. De preferência aeróbica. Uma simples caminhada pode liberar endorfina, gerando com isso uma sensação de prazer que traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente”, destaca o médico. Em paralelo, alimentação balanceada e saudável, com a combinação de frutas, verduras, hortaliças, baixa ingestão de carboidratos e dar preferência a uma proteína, explica Marcus: “uma mistura de nutrientes que pode colaborar para as defesas do organismo e gerar um aumento da imunidade”.

O terceiro ponto trazido pelo especialista é desenvolver, na prática diária, métodos que contribuam para a estabilização emocional. Meditação e yoga são exemplos de ações que podem diminuir o estresse oxidativo do organismo e gerar endorfina, contribuindo para a imunidade. Higiene do sono (dormir pelo menos oito horas por dia), atenção ao peso e às vacinas do calendário básico formam o grupo de iniciativas que cada indivíduo pode buscar para fortalecer a saúde, acompanhadas de avaliações médicas de rotina.

Prevenção

Uma palavra-chave é o foco da atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde, em Salvador: prevenção. Quem conta é o secretário titular da pasta, Décio Martins. “É da natureza da atenção primária realizar ações preventivas. Fazemos diversas ações, como em outubro, quando realizamos exames de Papanicolau e diversos encaminhamentos para a mamografia, fazendo a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama”, destaca.

“Em novembro focamos na saúde do homem. Tem a resistência cultural, do machismo, do homem cuidar da saúde, mas foi um grande sucesso nosso programa de prevenção em novembro. E quando você estimula um calendário vacinal das crianças, isso também é ação preventiva. Quando pede para a população idosa vacinar, também é uma ação preventiva”, avalia Décio.

Outro cuidado, no que diz respeito à prevenção pela esfera pública municipal, é impedir o aumento de casos de doenças como hipertensão e diabetes. “8% da população em Salvador é diabética e 25% hipertensa. Nossa preocupação é prevenir o agravamento dessas doenças e que as pessoas tenham hábitos saudáveis. Dar enfrentamento ao problema de forma preventiva”, conta. Portanto, quando o assunto é saúde, a síntese perfeita vem de um ditado popular, velho conhecido dos baianos, validado por especialistas e autoridades: ‘prevenir é melhor que remediar’.

 

Fonte: Rede Bahia

Tags: jnhojesaúde

Postagens Relacionadas

Praia de Salvador com águas cristalinas é eleita a melhor do mundo em 2025
Viagens

Praia de Salvador com águas cristalinas é eleita a melhor do mundo em 2025

11 de junho de 2025
Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais
Notícias

Dia da Imunização: conheça o serviço dos centros de vacinas especiais

9 de junho de 2025
Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda
Notícias

Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda

9 de junho de 2025
Eunápolis: Prefeita Cordélia Torres anuncia abertura de edital para contratação de médicos
Notícias

Um terço dos médicos deixou Atenção Primária à Saúde entre 2022 e 2024

2 de junho de 2025
INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika
Notícias

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika

21 de maio de 2025
Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em dez anos
Notícias

Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em dez anos

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sobe para dois o número de mortos por conta das chuvas na Bahia

Sobe para dois o número de mortos por conta das chuvas na Bahia

Bahia registra 29 mortes por covid-19 nas últimas 24h

Bahia registra 29 mortes por covid-19 nas últimas 24h

Comente esta matéria




© 2013 - 2021 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.

Anuncie: 73 9 8121-8979 - contatojnhoje@gmail.com

Site desenvolvido por Júnior Tavares

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco

© 2023 Site desenvolvido por Júnior Tavares