No Result
View All Result
JNHOJE
                                                  
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
JNHOJE
No Result
View All Result

Preços de alimentos batem recorde em fevereiro, diz agência da ONU

Alta contribui para um aumento mais amplo da inflação à medida que as economias se recuperam da crise do coronavírus.

Redação JN Hoje Por Redação JN Hoje
5 de março de 2022
Tempo de Leitura: 2 mins read
foto 3 3
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

Os preços mundiais de alimentos atingiram um recorde em fevereiro, saltando 24,1% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento nos óleos vegetais e laticínios, disse a agência de alimentos da ONU ontem (4).

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve média de 140,7 pontos no mês passado, contra 135,4 pontos revisados para baixo em janeiro. Esse número foi dado anteriormente como 135,7.

Os preços mais altos dos alimentos contribuíram para um aumento mais amplo da inflação à medida que as economias se recuperam da crise do coronavírus, e a FAO alertou que os custos mais altos estão colocando em risco as populações mais pobres em países dependentes de importações.

O economista da FAO Upali Galketi Aratchilage disse que as preocupações com as condições das safras e as disponibilidades de exportação forneceram apenas uma explicação parcial para o aumento dos preços globais dos alimentos.

“Um impulso muito maior para a inflação dos preços dos alimentos vem de fora da produção de alimentos, particularmente dos setores de energia, fertilizantes e rações”, disse ele. “Todos esses fatores tendem a comprimir as margens de lucro dos produtores de alimentos, desencorajando-os a investir e expandir a produção.”

Os dados do relatório de fevereiro foram compilados em grande parte antes da invasão russa da Ucrânia. As preocupações com as tensões na área do Mar Negro já pesavam nos mercados agrícolas antes mesmo da violência explodir, mas analistas alertam que um conflito prolongado pode ter um grande impacto nas exportações de grãos.

A FAO disse que seu índice de óleos vegetais subiu 8,5% em relação ao mês anterior em fevereiro, atingindo outro recorde, impulsionado pelo aumento dos preços do óleo de palma, soja e girassol. A Ucrânia e a Rússia representam cerca de 80% das exportações globais de óleo de girassol.

O índice de preços dos grãos subiu 3,0% no mês, com os preços do milho avançando 5,1% e os preços do trigo subindo 2,1%, refletindo em grande parte a incerteza sobre os fluxos de oferta global dos portos do Mar Negro.

O índice de preços de lácteos da FAO aumentou 6,4%, seu sexto aumento mensal consecutivo, sustentado por uma oferta global apertada, enquanto os preços da carne subiram 1,1% em fevereiro.

Por outro lado, o açúcar foi o único índice a registrar queda, caindo 1,9% em relação ao mês anterior devido, em parte, às perspectivas favoráveis de produção nos grandes exportadores Índia e Tailândia.

A FAO, com sede em Roma, também divulgou suas primeiras projeções para a produção de grãos em 2022, vendo a safra global de trigo aumentar para 790 milhões de toneladas, de 775,4 milhões em 2021, graças às esperanças de altos rendimentos e plantio extensivo no Canadá, Estados Unidos e Ásia.

A FAO disse que a produção de milho na Argentina e no Brasil em 2022 está prevista para níveis bem acima da média, principalmente no Brasil, onde a safra de milho atingiu um recorde de 112 milhões de toneladas.

 

Fonte: Reuters

Tags: alimentosjnhojeonu

Postagens Relacionadas

Média diária de produção de petróleo no regime de partilha cresce 3%
Notícias

Produção de óleo e gás do pré-sal bate recorde em abril

3 de junho de 2025
Estados Unidos e China fecham acordo para reduzir tarifas recíprocas temporariamente
Notícias

Estados Unidos e China fecham acordo para reduzir tarifas recíprocas temporariamente

12 de maio de 2025
Índice de Preços ao Consumidor Semanal acelera a 0,52% em abril, diz FGV
Notícias

Índice de Preços ao Consumidor Semanal acelera a 0,52% em abril, diz FGV

5 de maio de 2025
Presidente da Comissão Europeia saúda suspensão de tarifas recíprocas dos Estados Unidos
Notícias

Presidente da Comissão Europeia saúda suspensão de tarifas recíprocas dos Estados Unidos

10 de abril de 2025
Mercado reduz previsão para expansão da economia em 2025
Notícias

Mercado reduz previsão para expansão da economia em 2025

31 de março de 2025
Bahia: Gás de cozinha tem queda no Estado, mas preços do diesel e gasolina sobem em janeiro
Notícias

Governo brasileiro anuncia novo preço médio dos combustíveis

27 de março de 2025
Próxima Postagem
Autorizado o início da construção de 47 novos sistemas de abastecimento de água

Autorizado o início da construção de 47 novos sistemas de abastecimento de água

Inep divulga nota de corte para provas do Revalida

Inep divulga nota de corte para provas do Revalida

Comente esta matéria




© 2013 - 2021 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.

Anuncie: 73 9 8121-8979 - contatojnhoje@gmail.com

Site desenvolvido por Júnior Tavares

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco

© 2023 Site desenvolvido por Júnior Tavares