Uma nova subvariante da ômicron, a XBB. 1.16 ou simplesmente Arcturus, que provoca a Covid-19 tem gerado um crescimento de contaminação de casos na Índia e já se espalha em cerca de 20 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o nova subvariante como “a ser monitorada”. De acordo com a revista Veja, ela foi detectada pela primeira vez em Botsuana, na África, em janeiro.
Em março, a Arcturus correspondia a 3,96% das infecções, segundo a OMS, no entanto, não há evidências de que seja mais transmissível ou letal do que as anteriores. Ainda segundo a revista, essa cepa é muito parecida com a anterior, a XBB. 1.5.
Segundo a OMS, atualmente é a variante que se espalha com mais rapidez, mas as vacinas continuam sendo a melhor forma de prevenção e combate à doença.
De acordo com a revista, o virologista da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Brandão, a subvariante pode ser mais transmissível, mas isso depende do comportamento e do estado vacinal das pessoas. Porém, por causa da disseminação da Arcturus, vários estados indianos decretaram o retorno do uso obrigatório de máscaras no país.
Fonte: A tarde
Comente esta matéria