O Santos estreou na noite desta terça-feira (4) na Copa Sul-Americana com uma vitória por 1 a 0 sobre o Blooming, no estádio El Tahuichi, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Com um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo, o Peixe chegou ao gol pela cabeça do zagueiro Eduardo Bauermann, aos 52 minutos do segundo tempo.
Eliminado no Paulistão no dia 5 de março, o Santos teve quase um mês para se preparar para o primeiro jogo da competição continental, mas não mostrou muita evolução e sofreu para balançar as redes do vice-lanterna do Campeonato Boliviano.
Mesmo assim, o Alvinegro garantiu os três pontos e igualou a pontuação do Newell’s Old Boys, da Argentina, que venceu o Audax Italiano, no Chile, também por 1 a 0, pelo Grupo E. Apenas os primeiros colocados das chaves garantem vaga direta nas oitavas de final do torneio, enquanto os segundos colocados enfrentam os terceiros dos grupos da Libertadores numa fase pré-oitavas.
Depois da partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, diante do Botafogo-SP, no dia 11 de abril, e da estreia no Brasileirão, contra o Grêmio, no dia 16, o Santos volta a jogar a Sul-Americana contra o Audax Italiano, no dia 20, em casa. Já o Blooming encara o Newell’s Old Boys na Argentina.
O jogo
A partida começou truncada, com o Santos registrando 80% de posse de bola, mas sem chegar efetivamente ao gol. A primeira boa chance do Alvinegro foi apenas aos 22 minutos, em uma cobrança de escanteio de Ivonei pelo lado esquerdo para uma cabeçada para fora de Messias. Tirando isso, os outros poucos sustos ao goleiro Braulio foram de chutes de longe.
Nem Santos e nem Blooming geraram emoções aos seus torcedores na primeira etapa, que se encaminhou ao intervalo num clima de jogo ruim para ambos os lados. Já na volta do segundo tempo, o time da casa começou a se soltar mais e arriscar chutes da entrada da grande área.
Quando o Blooming estava no seu melhor momento no jogo, Lucas Barbosa lançou para Marcos Leonardo, que driblou o goleiro e sofreu a falta fora da área. Depois de alguns minutos e com o auxílio do VAR, o árbitro Luis Quiroz expulsou Braulio Uraezaña.
Com um a mais, o técnico Odair Hellmann tirou o meio-campista Ivonei e colocou o atacante Ângelo, que voltou de lesão nesta terça. Em contrapartida, o comandante do Blooming, Carlos Bustos, optou por substituir o atacante Juan Arce para a entrada do novo goleiro, o Gutiérrez.
A partir dos 21 minutos, o jogo esquentou e registrou três boas chances para o Santos e uma para o Blooming. Primeiro, Felipe Jonatan recebeu pela esquerda e soltou a perna da entrada da área para defesa de Gutiérrez. Na sequência, foi a vez de João Paulo brilhar. Aos 22, Arismendi finalizou de dentro da área, mas parou na parede santista.
Sem pausa para respirar, no ataque seguinte, Lucas Lima colocou Ângelo frente a frente com Gutiérrez, mas o atacante finalizou rasteiro, fraco, para fácil defesa. Aos 23 minutos, Felipe Jonatan levantou a bola na área na cabeça de Marcos Leonardo, que cabeceou para baixo, mas novamente Gutiérrez defendeu.
Quando a partida ia se encaminhando para um empate sem gols, Daniel Ruiz cobrou escanteio na medida para Eduardo Bauermann, que subiu no segundo andar, sozinho, e cabeceou forte para o fundo da rede, aos 52 minutos. Aos 57, o árbitro apitou o final do jogo.
FICHA TÉCNICA
BLOOMING 0 x 1 SANTOS
Local: estádio El Tahuichi, em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia
Data: 4/4/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Luis Quiroz (Equador)
Assistentes: Dennys Guerrero (Equador) e Edison Vasquez (Equador)
VAR: Carlos Orbe (Equador)
Cartões amarelos: César Romero (Blooming); Felipe Jonatan, Nathan e Marcos Leonardo (Santos)
Cartão vermelho: Braulio Uraezaña (Blooming)
Gol: Eduardo Bauermann, aos 52 minutos do 2° tempo.
BLOOMING: Braulio Uraezaña; Valverde (Spenhay), César Romero, Jonathan Lacerda e Denilson Durán; Figuera, Arismendi e Rafinha (Menacho); Juan Arce (Gutiérrez), Gastón Rodriguez (Latorre) e Sinisterra (Léo Fenga). Técnico: Carlos Bustos.
SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho, Ivonei (Ângelo) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Daniel Ruiz) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.
Fonte: SBT Sports
Comente esta matéria