Beber um copo ou mais de suco integral de fruta por dia pode estar associado a um pequeno aumento de peso em crianças e adultos, de acordo com uma nova análise de estudos anteriores.
“Um problema fundamental do suco é a quantidade; consumir frutas dessa forma torna muito fácil a overdose”, disse o coautor e principal pesquisador de nutrição Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição em Harvard T.H.Chan School of Public Health e professor de medicina na Harvard Medical School em Boston.
“Por exemplo, com que frequência comemos três laranjas? No entanto, um copo de suco de laranja equivale a cerca de três laranjas que podem ser consumidas em um ou dois minutos, e podemos voltar e tomar outro, e isso adicionará muitas calorias e levará a um aumento na glicose no sangue”, disse Willett por e-mail. .
Com o tempo, muito açúcar no sangue pode levar à resistência à insulina, síndrome metabólica, diabetes, doenças cardíacas, obesidade e outras condições crônicas, dizem os especialistas.
Embora as conclusões do estudo não tenham mostrado uma causa direta, apenas uma associação, os resultados foram “bastante válidos e correspondem ao que vemos clinicamente”, disse a endocrinologista pediátrica Dra. Tamara Hannon, membro do comitê de nutrição da Academia Americana de Pediatria, que não esteve envolvida na pesquisa.
Devido às preocupações com a taxa crescente de obesidade infantil e cáries dentárias, a AAP aconselha os pais e responsáveis a evitarem suco para bebês menores de 1 ano de idade e limitarem a ingestão de 120 ml por dia para crianças de 1 a 3 anos de idade e apenas aproximadamente 170 ml por dia para crianças de 4 a 6 anos.
“Não há realmente nenhuma razão de saúde para tomar suco em vez de frutas e vegetais inteiros, a menos que seu filho não tolere comer alimentos normais”, disse Hannon, diretor do programa de diabetes pediátrico do Riley Hospital for Children e professor de genética médica e molecular na Indiana University School de Medicina em Indianápolis.
Adolescentes e adultos não devem beber mais do que 240 ml por dia de suco integral de fruta, de acordo com as diretrizes nutricionais nacionais, e o suco não deve ser visto como uma forma saudável de matar a sede.
“A orientação geral é contra a ingestão ‘rotineira’ – em outras palavras, depender de suco em vez de água para ter sede, ou consumir suco especificamente para benefícios à saúde”, disse o Dr. David Katz, especialista em medicina preventiva e de estilo de vida que fundou a organização sem fins lucrativos True Health Initiative, uma coalizão global de especialistas dedicados à medicina do estilo de vida baseada em evidências. Ele também não esteve envolvido no estudo.
“Não é para a saúde diária – é um doce ocasional. Nesse contexto, o suco de frutas é uma escolha muito melhor do que o refrigerante, por vários motivos”, disse Katz por e-mail.
Qual o impacto do suco no nosso corpo?
Para alguns, a preocupação com o suco integral pode ser desconcertante – fruta é saudável, certo? Então, qual é a diferença entre a fruta e seu suco?
“Frutas e vegetais inteiros vêm em pacotes de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas que estão todos contidos em fibras. É assim que o nosso corpo deve obter nutrição”, disse Hannon. “Quando retiramos a embalagem, retiramos as fibras e as partes estruturais do alimento, e nosso corpo os digere e metaboliza de maneira diferente da que evoluiu para fazê-lo.”
Comer uma maçã inteira, por exemplo, não aumenta os níveis de açúcar no sangue porque a frutose, o açúcar encontrado naturalmente nas frutas e em alguns vegetais, é liberada lentamente no sangue. Beber suco de maçã, entretanto, inunda o sangue com frutose.
“O sangue não pode ser açucarado. É perigoso para os órgãos, por isso o corpo tem muitos mecanismos para se livrar do açúcar rapidamente e manter o açúcar no sangue normal”, explicou Hannon. “Assim, o fígado, que metaboliza os açúcares, converte grande parte dessas calorias em gordura que pode ser facilmente armazenada e mantida fora do sangue.”
Esse não é o único impacto, disse o autor correspondente do estudo, Vasanti Malik, cientista pesquisador do departamento de nutrição da Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública.
“Quando você consome calorias na forma sólida, seu cérebro registra melhor essas calorias e ajusta sua ingestão de alimentos de acordo”, disse Malik. “Mas se você beber essas calorias, poderá não se sentir saciado e começar a comer novamente.”
O tamanho das porções é importante
A meta-análise, publicada terça-feira na revista JAMA Pediatrics, analisou 42 estudos: 17 em crianças e 25 em adultos.
“O bom de uma meta-análise é que ela pega pequenos estudos e reúne todos os dados para que possam ser analisados como se fosse um grande estudo”, disse Hannon.
Em crianças, cada porção adicional por dia de suco integral de fruta foi associada a uma alteração 0,03 maior no índice de massa corporal, ou IMC, de acordo com o estudo.
Inicialmente, o estudo não encontrou impacto nos adultos devido às variações na forma como as calorias eram medidas, disse Malik. No entanto, quando apenas um subconjunto de 25 estudos que fizeram ajustes para calorias foi revisado, os resultados mostraram uma pequena alteração de 0,02 no IMC.
Para calcular o IMC de um adulto, o peso é dividido pelo quadrado da altura de uma pessoa. A faixa de peso saudável de uma criança é baseada no IMC entre o 5º e o 85º percentil nos gráficos de crescimento do CDC. Como o cálculo é mais complicado, os pais e cuidadores nunca devem usar uma calculadora de IMC de adulto para determinar o peso de seus filhos, disse o CDC.
Embora as alterações no IMC encontradas pelo estudo possam ser minúsculas por pessoa, “quando você olha para uma pequena quantidade em toda a população do mundo, isso tem um enorme impacto, especialmente porque a maioria das pessoas não bebe 120 ml de suco por dia, o que é uma porção padrão”, disse Hannon.
“Eles bebem 470, 590, 700 ml de suco por dia, o que está associado a aumentos significativos no IMC”, disse ela. “Meu conselho aos pais é sempre conversar com seu médico, mas não considere o suco uma bebida saudável para quando estiver com sede.
“Para lanches e guloseimas, ofereça frutas inteiras ao seu filho, se ele puder comê-las”, acrescentou Hannon. “E se você estiver usando suco como porção de frutas, deve ser meia xícara, não mais por dia.”
Fonte: CNN
Comente esta matéria