A Ucrânia comunicou ontem (6) que as forças russas lançaram durante a noite quatro mísseis e mais de 20 drones a partir das regiões ocupadas do país no sul. Entre a população ucraniana também cresce o receio de que o Kremlin faça ataques sistemáticos às instalações energéticas, como já fez no inverno passado, deixando milhões de pessoas sem aquecimento e iluminação.
Kiev apelou aos seus aliados do Ocidente para ajudarem a Ucrânia a reforçar as defesas aéreas de modo a evitar a temida intensificação dos ataques russos durante o inverno.
O ministro do Interior ucraniano, Igor Klimenko, disse que nesta ofensiva russa oito pessoas ficaram feridas em toda esta região sul e que 20 edifícios de apartamentos, várias casas na cidade de Kherson diversas infraestruturas foram danificados, além de um museu de arte, no centro de Odessa, considerado patrimônio mundial da UNESCO.
Também nesta segunda-feira foram ainda registrados combates com o exército russo que tenta recuperar a vila de Robotyne, no leste da Ucrânia. Segundo as autoridades da Ucrânia, esta localidade foi recuperada pelas tropas ucranianas durante o verão, ampliando um avanço na sua contra-ofensiva. Os ucranianos estão agora tentando manter os avanços das focas russas na região.
Fonte: Diario de Pernambuco
Comente esta matéria