O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é bastante comum no país e causa dificuldade de aprendizado e de foco
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – é uma doença que causa desvio de foco, agitação e impulsividade, apesar de ser mais comum em crianças e adolescentes, a condição também afeta adultos. A doença tem sido cada vez mais discutida no Brasil devido à sua grande incidência no país, segundo informações da OMS – Organização Mundial da Saúde – no ano de 2019, cerca de 2 milhões de adultos eram acometidos pela condição.
De acordo com o PhD neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, autor do artigo “Interface do cérebro e máquina: Atividade neuronal no transtorno déficit de atenção e hiperatividade” os pacientes que possuem TDAH não sofrem déficits intelectuais.
“Algumas das características presentes neste tipo de transtorno são a dificuldade em fazer as coisas tanto em casa quanto no ambiente escolar, problemas de convivência tanto com adultos como com crianças. De maneira geral, o paciente não tem déficit intelectuais marcantes.Distúrbios de pensamento ou distúrbios emocionais que serviriam como explicações para tais características”, diz ele.
Avanços permitem diagnóstico correto
Em seguida, o especialista explicou: “Ocorre em cerca de 5% das crianças e muitas vezes co-ocorre em outras condições, incluindo transtornos de humor, ansiedade, conduta, aprendizagem e transtornos por uso de substâncias”. Ainda segundo o Dr. Fabiano, os avanços tecnológicos permitiram a facilitação do diagnóstico de TDAH e tornando os tratamentos mais efetivos.
“O crescente interesse e disponibilidade de pesquisas neurocientíficas acerca do TDAH as quais apresentem evidências De neuroimagem, neuropsicologia, neurobiologia e computação psiquiátrica permitiram em breve a melhor compreensão e quantificação das vias neuronais comprovadamente relacionadas a estes quadros clínicos.Permitindo a proposição de tratamentos mais eficazes e seguros”.
Fonte: Bolavip Brasil
Comente esta matéria