A Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Sebastião, no município de Teixeira de Freitas, espera gerar até 60 empregos temporários para o período de colheita de café, que começou em maio. O período é o mais esperado do ano para os moradores da comunidade, por causa do aquecimento da economia local. A associação é uma das organizações apoiadas pela Suzano na região, com projetos voltados ao desenvolvimento social.
De acordo com o produtor rural Vanuilson José Zanardo, os associados somam um total de 300 hectares de plantação de café conilon e a expectativa é colher 50 sacas por hectare, mantendo o mesmo índice do ano passado. Toda a produção é absorvida por uma grande cooperativa agrária da região. A maior parte dos trabalhadores são contratados dentro da própria comunidade, que tem em torno de 80 famílias.
“Damos preferência aos moradores locais, fazendo a economia girar dentro da nossa comunidade. No entanto, por conta da alta demanda de mão de obra na colheita, uma parte dos trabalhadores vem das comunidades vizinhas também. O café é o carro chefe da nossa associação, por isso garantimos que toda a comunidade seja beneficiada”, ressalta Vanuilson, assegurando que o período de colheita leva entre 30 e 40 dias.
Já o mamão, outra cultura agrícola importante na região, também está em plena colheita. A Associação de São Sebastião soma 60 hectares do fruto e espera colher 40 mil frutos por hectare até março do ano que vem. Toda a mão de obra é local e a produção é vendida para atravessadores.
Apoio da Suzano
Vanuilson Zanardo lembra que a Suzano é parceira da associação há mais de 10 anos. Com o apoio da empresa, a associação construiu um galpão de 100 metros quadrados para estocagem da produção e guarda de equipamentos. A aquisição de ferramentas e veículos, como um trator e uma roçadeira, também foi possível graças à ajuda financeira da Suzano.
Os associados também já receberam capacitação agrícola por meio de oficinas oferecidas pelo Escritório de Projetos da Suzano, assim como auxílio em gestão e orientações para a inscrição nos programas de aquisição de alimentos do governo. “Nossos associados também produzem frutas cítricas, legumes e outros alimentos em menor quantidade, que são enviados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), graças as orientações técnicas que tivemos do time da Suzano. É uma grande parceira”, afirma Vanuilson.
O analista de Desenvolvimento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, esclarece que a ação está alinhada com o compromisso social da companhia. “Um dos direcionadores de nossa empresa é o de gerar e compartilhar valor. Em parceria com atores locais e organizações da sociedade civil, desenvolvemos projetos de geração de renda com comunidades vizinhas, que possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas, fortalecendo negócios locais sustentáveis que sempre fizeram parte da cultura de cada região. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades”.
Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br
Fonte: Ascom – Suzano
Comente esta matéria