O programa Universidade para Todos abriu 18.966 vagas, nesta terça-feira, 16, nos 27 Territórios de identidade de toda a Bahia. Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), as inscrições gratuitas seguem até o dia 25 de maio e devem ser realizadas no Portal da Educação. Mais de 29 mil estudantes do UPT já ingressaram no Ensino Superior.
Este ano, o programa conta com 3.966 vagas a mais do que em 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. Nesta nova edição, serão contemplados 195 municípios do Estado da Bahia, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento. Em Salvador, serão 34 polos com oferta de 2.375 vagas. O início das aulas está previsto para o dia 5 de junho.
O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.
As inscrições são para os candidatos da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que esteja cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.
Inscrições
No ato da inscrição, o candidato deve fazer opção para um único município, local de funcionamento, turno que deseja cursar e preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato tem que informar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.
A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições, e nos sites das universidades públicas parceiras do programa (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado fará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matrícula, que será realizada na modalidade presencial no local e turno que optou para cursar.
Fonte: A Tarde
Comente esta matéria