O Presidente ucraniano diz que as suas forças recapturaram a aldeia estrategicamente importante de Klishchiivka, no flanco sul da principal cidade da linha da frente, Bakhmut. “Hoje gostaria de elogiar particularmente os soldados que, passo a passo, estão a devolver à Ucrânia o que lhe pertence, nomeadamente na zona de Bakhmut”, afirmou Volodymyr Zelensky, no seu discurso noturno, em vídeo, no domingo.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, partilhou um vídeo das forças ucranianas a empunharem bandeiras, incluindo a bandeira nacional, azul e amarela, e edifícios em ruínas e som de combates ao fundo. A Rússia ainda tenta recuperar posições perdidas, apesar da libertação de Klishchiivka, disse a governante.
O coronel-general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia, também confirmou a reconquista da vila. A Rússia tinha reivindicado o seu controlo em janeiro. A vila fica a cerca de 9 km a sul de Bakhmut, a cidade capturada pelas tropas russas em maio, após meses de intensos combates. . Ilia Yevlash, porta-voz das tropas ucranianas no leste, declarou que a batalha infligiu “danos poderosos” às forças russas.
Fonte: Expresso 50

Comente esta matéria