A deflação média de 1,39%, nos últimos 12 meses, dos principais artigos e serviços ligados ao Dia da Crianças deve gerar um incremento nas vendas do varejo de 5% este ano, em comparação com o mesmo período anterior. As projeções são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Salvador), respectivamente.
O tíquete médio para a data é de R$ 170. Os produtos mais procurados em 2023 são brinquedos, eletrônicos, vestuário e calçados.
O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, destaca que, embora a maioria dos itens (da cesta) esteja com variação positiva, “metade dos que registram alta variam abaixo da inflação média da Região Metropolitana de Salvador, de 3,9%, ou seja, há um ganho real”, fala o economista.
O levantamento da entidade filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem como base informações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quem puxa a tendência de queda é o computador pessoal, com -10,6% em 12 meses, seguido de aparelho telefônico, -8,78%. Ainda no comércio, o instrumento musical recuou -4,91% e a bicicleta apontou variação de -0,27%. Já nos serviços, a retração nos preços foi vista no grupo de cinema, teatro e concertos, de -6,93%.
Na contramão, livros não didáticos subiram 12,75%, variação próxima do conjunto infantil (roupa), de 12,2%. Ainda no vestuário, sapato infantil aumentou 7,25%, camiseta infantil (4,81%) e calça comprida infantil (3,45%).
“A Fecomércio-BA projeta que o setor de vestuário, tecidos e calçados deva crescer 8%. O dado não se refere especificamente ao Dia das Crianças, mas indica uma tendência importante para o momento”, fala Dietze.
Empresário do ramo de calçados infantis e presidente da associação de lojistas do Salvador Shopping, Humberto Paiva confirma o otimismo com as vendas. “Existem segmentos em que, há um ano, faltavam componentes, importados da China, como para computador, eletrônico, e hoje não há mais falta, por isso a queda nos preços”, diz.
“Há a expectativa de crescimentos das vendas até um pouco maior que 5%. É uma data muito importante para o varejo”, afirma o presidente do Sindilojas Paulo Motta, ressaltando que o trabalhador convocado para o trabalho no feriado de 12 de outubro fará jus à remuneração de R$ 52,32, conforme acordo coletivo celebrado entre a instituição e o Sindicato dos Comerciários de Salvador.
Fonte: A Tarde
Comente esta matéria