Após quatro anos, a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) retorna ao Parque de Exposições de Salvador, de 29 de novembro a 08 de dezembro de 2024. Em sua 33ª edição, o evento celebra o agronegócio com um olhar especial para a agricultura familiar, cuja participação é promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A Vila da Agricultura Familiar, um espaço reservado ao lado do pavilhão institucional da feira, destacará a diversidade da produção baiana. O espaço contará com uma praça gastronômica, que terá beijus, chopes artesanais e outros pratos típicos. A intenção é proporcionar uma experiência completa da culinária baiana e fortalecer a conexão dos visitantes com o campo.
O Empório da Agricultura Familiar, espaço sediado no Mercado do Rio Vermelho, será replicado no evento, garantindo que visitantes tenham a experiência completa da produção familiar baiana durante os 10 dias de feira. Com mais de quatro mil produtos à disposição do público, o empório reúne itens como iogurtes de licuri, umbu e café; chocolates do Sul da Bahia; morangos e cafés da Chapada Diamantina; e laticínios como queijos artesanais produzidos em municípios como Várzea Nova e Camaçari.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, compartilha o entusiasmo pelo retorno da feira e pela presença da agricultura familiar. “Esses espaços de feiras, como a Fenagro, que é uma importantíssima feira nacional, são momentos de apresentarmos à capital baiana a riqueza da agricultura familiar. Trazemos aqui uma síntese do que está acontecendo no rural baiano, com mais de 400 agroindústrias sendo impulsionadas, com investimentos do Estado”.
Empoderamento e Diversificação: Produtos de Mulheres Agricultoras
A Fenagro 2024 também evidencia o trabalho de cooperativas como a Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), no Baixo Sul de Valença. Composta por 103 mulheres, essa cooperativa apresenta uma linha diversificada de produtos, incluindo chips de banana, biscoitos, doces e compotas. Esses produtos estarão disponíveis no Empório, mostrando o valor de políticas públicas que incentivam o protagonismo feminino e a sustentabilidade no campo.
Para Jeandro Ribeiro, a feira é um momento oportuno para aproximar o público urbano das iniciativas do interior. “É o momento de mostrar à Salvador toda a riqueza do interior e das políticas públicas voltadas para esse segmento tão importante, que é a agricultura familiar”.
Fonte: Ascom/CAR
Comente esta matéria