Em um dos jogos que encerraram a 18ª rodada da Série B, o Vitória foi até Recife encarar o Sport na noite desta quarta-feira, 19. O Leão da Barra levou a melhor sobre o Leão da Ilha e venceu por 2 a 1, com um gol contra do zagueiro Rafael Thyere, em jogada de Mateus Gonçalves e um gol de Zé Hugo, que entrou na segunda etapa. Camutanga, também contra, marcou para os donos da casa.
O resultado recolocou o Vitória na liderança da Série B com 34 pontos, mesma pontuação de Vila Nova e Criciúma, que estão em segundo e terceiro, respectivamente. Já o Sport, terminou a rodada fora do G-4, na quinta posição, com 32 pontos.
Agora o Vitória recebe a Chapecoense em partida da 19ª rodada, que encerra o primeiro turno da Série B. A bola rola a partir das 19h de segunda-feira, 24, no Barradão, em Salvador.
O jogo
O duelo entre leões começou bastante movimentado na Ilha do Retiro. Os donos da casa esboçaram uma pressão inicial, mas o Vitória soube suportar bem. O Sport chegou com Labandeira e Luciano Juba em chutes de fora da área, mas o primeiro Lucas Arcanjo defendeu com tranquilidade, e o último foi por cima do gol do Rubro-Negro baiano.
Após os dez primeiros minutos, o Sport diminuiu o ritmo e o Vitória passou a trocar passes para tentar envolver o adversário, mas sem sucesso. A partir dos 20, os donos da casa voltaram a pressionar e ficaram muito perto de abrir o placar. Aos 25, Felipinho cruzou da esquerda, Lucas Arcanjo afastou, mas a bola caiu no pé de Ewerthon, que finalizou para o gol, mas Wagner Leonardo, quase em cima da linha, afastou o perigo.
O Vitória respondeu cinco minutos depois, após cobrança de escanteio do lado direito. A bola desviou na primeira trave, o goleiro Renan espalmou, e a bola sobrou para Yan, que tentou o chute, mas foi bloqueado por Luciano Juba. Aos 44, Ronaldo Henrique recebeu lindo passe de Luciano Juba dentro da área e tentou a finalização, mas Lucas Arcanjo saiu do gol e desviou para escanteio.
Com cinco minutos de acréscimos informados pelo árbitro, o Vitória teve tempo para atacar e conseguiu chegar ao gol. Aos 46, Mateus Gonçalves recebeu na ponta esquerda e tentou o cruzamento. A bola quicou no gramado, engana o zagueiro Rafael Thyere, que tenta o corte, mas desvia na direção do próprio gol. A bola ainda bateu na trave antes de entrar no ângulo, sem chances para o goleiro Renan. Foi com esse gol que os visitantes foram para o intervalo em vantagem.
Segundo tempo
Os 45 minutos finais começaram de forma parecida com o primeiro tempo. Com a desvantagem no placar, o Sport foi para cima e pressionou o Vitória. A diferença é que dessa vez os donos da casa conseguiram chegar ao gol. Logo aos 5 minutos, Edinho cobrou escanteio da direita e Camutanga desviou para o próprio gol.
A sensação era de que o Sport ia com tudo em busca da virada, mas o Vitória soube sofrer e administrou o jogo. Aos 19, Léo Condé fez a primeira substituição na equipe: trocou Mateus Gonçalves por Zé Hugo. Em seu primeiro lance, o atacante aproveitou a sobra de bola após cobrança de escanteio, limpou a marcação e chutou forte para recolocar o Rubro-Negro baiano na frente do placar.
Enderson Moreira até tentou dar um novo ânimo para o Sport com as substituições, mas o time não teve forças para chegar ao empate. A equipe até rondou a área do Vitória, teve mais posse de bola, mas em nenhum momento chegou perto de empatar a partida. Nem os sete minutos de acréscimos foram o suficiente para que o Leão da Ilha levasse perigo ao gol defendido por Lucas Arcanjo. No fim, quem comemorou na Ilha foi o Leão da Barra.
FICHA TÉCNICA
Sport 1 x 2 Vitória – 18ª rodada do Brasileirão Série B
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: Quarta-feira, 19 de julho
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Luiz Alberto Andrini Nogueira (ambos de SP)
Quarto árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Júnior (PE)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Igor Cariús (Sport); Railan, Felipe Vieira, Camutanga e Zé Hugo (Vitória)
Gols: Camutanga (contra) (Sport); Rafael Thyere (contra) e Zé Hugo (Vitória)
Sport – Renan; Ewerthon, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo Henrique (Wanderson), Fábio Matheus, Facundo Labandeira (Alan Ruiz), Luciano Juba (Juan Xavier) e Edinho (Gabriel Santos); e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Vitória – Lucas Arcanjo; Railan (Matheusinho), Yan, Camutanga, Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Dudu (Jhonny Lucas) e Gegê; Wellington Nem (Giovanni Augusto), Osvaldo (Léo Gamalho) e Mateus Gonçalves (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
Fonte: A Tarde
Comente esta matéria