Considerando a importância do mês de resistência e luta da mulher negra, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira (20) o “Papo de Preta”, realizado no CRAS I e dedicado ao “Julho das Pretas”, movimento que estimula a reflexão sobre o racismo e a injúria racial enfrentada pelas mulheres negras no dia-a-dia e para mostrar a relevância desse público para a sociedade.
A ação, que reuniu mulheres e homens de todas as idades, expôs a realidade nos dias atuais e referenciou personalidades femininas que lutaram pelos direitos da mulher negra. O evento contou com palestra, momento de conversa, varal de histórias e coffee break.
A palestrante e assistente social Damiana Santos destacou a importância desse papo. “O Julho das Pretas é um momento de refletir, de dar visibilidade ao processo que nós mulheres negras sofremos, a descriminação, a opressão, de pensar que nós mulheres negras compomos a base econômica e social dessa cidade. Então hoje foi o dia de discutirmos sobre isto e pensar” frisou.
Para a coordenadora do CRAS I, Yonara Menezes Almeida, o grupo teve “uma roda de conversa com mulheres pretas, sendo este um mês de luta, o Julho das Pretas é o momento onde a gente traz à tona assuntos que ficam muito camuflados durante todo tempo, então neste mês a gente torna evidente essa luta da mulher negra no dia-a-dia”, frisou.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Eunápolis – (BA)
Comente esta matéria