No Result
View All Result
JNHOJE
                                                  
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco
No Result
View All Result
JNHOJE
No Result
View All Result

Após primeiras aplicações no Brasil, prazo de vacinação contra a dengue na Bahia segue indefinido

Ministério da Saúde ainda define estratégias

Redação JN Hoje Por Redação JN Hoje
5 de janeiro de 2024
Tempo de Leitura: 2 mins read
Vacina contra a dengue Qdenga foi.f3d80fc9.fill 1120x700 1
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsApp

Depois de ver o filho de apenas 15 anos morrer em decorrência da dengue no ano passado, Francislene Costa foi a primeira pessoa a se vacinar contra a dengue no Brasil, na quarta-feira (3). Isso só foi possível graças a parceria da prefeitura de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com a farmacêutica Takeda, que produz o imunizante Qdenga. Enquanto isso, o Ministério da Saúde ainda não definiu as estratégias para a aplicação da vacina nos outros estados brasileiros.

O que se sabe até agora é que o laboratório fornecerá ao menos 5,082 milhões de doses da vacina entre fevereiro e novembro deste ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso significa que mais 2,541 milhões de pessoas devem ser imunizadas em 2024 no Brasil, já que suas doses em um intervalo de três meses são necessárias. A ação em Dourados faz parte de uma pesquisa que busca medir a efetividade da imunização.

Questionado, o Ministério da Saúde informou que ainda estuda as melhores estratégias para distribuir os imunizantes para as secretarias estaduais de saúde. A pasta ressaltou que nenhuma data foi definida até agora e que a vacina não estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em larga escala, uma vez que depende da capacidade da farmacêutica. O imuzante é vendido desde junho de 2023 em laboratórios da rede privada.

O imunizante é produzido na Alemanha e importado para o Brasil. A diretora médica da Takeda Vivian Lee afirma que a empresa tem interesse em produzir a vacina em território nacional, mas aguarda definições do Governo Federal. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou o imunizante em dezembro.

“Com relação a Bahia, nós estamos esperando que o Ministério da Saúde defina o modelo mais adequado e quais serão os grupos prioritários e estratégias para dar início a vacinação, assim como acontece com outras vacinas do Programa Nacional de Imunizações”, explica Vivian Lee.

O imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos, que já tiveram dengue ou não. A diretora médica da Takeda prevê que cerca de 50 milhões de doses sejam disponibilizadas no país em até cinco anos. A quantidade é suficiente para imunizar 25 milhões de pessoas, o que representa 12,3% do total da população do país.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informou que aguarda a definição da estratégia por parte do Governo Federal, assim como o recebimento das doses. “Uma vez recebidas, o município implantará a imunização em seu território, atendendo aos critérios estabelecidos”, diz. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também foi procurada, mas não se manifestou.

Enquanto a vacina não é aplicada no resto da população, a melhor forma de prevenção continua sendo evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.

Fonte: Correio 24 horas

Tags: bahiadenguejnhojevacinação

Postagens Relacionadas

Eunápolis: Prefeita Cordélia Torres anuncia abertura de edital para contratação de médicos
Notícias

Um terço dos médicos deixou Atenção Primária à Saúde entre 2022 e 2024

2 de junho de 2025
INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika
Notícias

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika

21 de maio de 2025
Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em dez anos
Notícias

Internações por inflamações intestinais cresceram 61% em dez anos

19 de maio de 2025
Adolescentes com pior saúde mental passam mais tempo nas redes sociais
Notícias

Adolescentes com pior saúde mental passam mais tempo nas redes sociais

5 de maio de 2025
Anvisa aprova medicamento que pode reduzir avanço do Alzheimer
Saúde

Anvisa aprova medicamento que pode reduzir avanço do Alzheimer

23 de abril de 2025
As doenças que você está mais propenso a ter, segundo o seu tipo sanguíneo
Saúde

As doenças que você está mais propenso a ter, segundo o seu tipo sanguíneo

31 de março de 2025
Próxima Postagem
Vendas de veículos novos têm leve baixa em julho, segundo Fenabrave

Venda de veículos cresce 12%, diz balanço da Fenabrave

Tratamento de perda auditiva pode reduzir risco de morte precoce

Tratamento de perda auditiva pode reduzir risco de morte precoce

Comente esta matéria




© 2013 - 2021 jnhoje.com

Notícias da Costa do Descobrimento, sul e extremo sul da Bahia.

Anuncie: 73 9 8121-8979 - contatojnhoje@gmail.com

Site desenvolvido por Júnior Tavares

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eventos & Agência
  • Colunas
  • TV JNHoje
  • Podcasts
  • Fale Conosco

© 2023 Site desenvolvido por Júnior Tavares